terça-feira, 26 de janeiro de 2016

"FUI A MOÇAMBIQUE E VOLTEI"

Fui a Moçambique e voltei!
sem nunca ai nem ui dizer
por vales e montanhas andei
não conhecia fui conhecer.

Na primeira deslocação,
de Vila Cabral para o Cobué
com a espingarda FN na mão
pela Cantina Dias passei
com esperança e fé!

 A seguir Maniamba,
 Nova Coimbra e Rio Lunho
  era naquela zona mais medonha
  Miandica terra do outro mundo
de calor uma tempestade
me queimou a pele da fronha
 não chorei mas tive vontade! 

Em Junho de 1965, acantonei,
com o batalhão em Metangula
uma cana e um anzol arranjei
  no Lago Niassa fui pesca nula. 

Foi nula, porque nada pesquei,
  pensei que o peixe tinha picado
apressadamente a cana puxei
o peixe na água muito admirado
olhou para mim, eu para ele olhei
 disse, vai embora daqui soldado,
fui a Moçambique e voltei!
(Edumanes)

6 comentários:

  1. Também fui a Moçambique e voltei
    Em Lourenço Marques morei
    Na Beira também morei
    Na igreja de Nampula casei
    Mas no Niassa nunca pesquei

    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Elvira, casou na Igreja em Nampula,
      por Vila Cabral não passou
      também não foi a Metangula
      por isso é que no Lago Niassa não pescou!

      Eliminar
  2. Voltaste tu e eu livres da morte
    Pelo meio das minas andamos
    e com aquela pontinha de sorte
    inteirinhos aqui estamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Voltaste tu e eu livres da morte,
      felizmente, não nos encontrou ela
      havia nas machambas lá no norte
      batatas doces semeadas na terra!

      Eliminar
  3. O Lunho me fazia tremer
    Quando ouvia certas histórias
    Com sorte não o fui conhecer
    Na minha mente guardo outras memórias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foste a Nova Coimbra nem ao Rio Lunho,
      Cobué, no Lago Niassa, lá deixaste a tua piroga
      não passaste a Miandica, terra do outro mundo
      mas, guardas outras lembranças na cachimónia!

      Eliminar