sexta-feira, 11 de novembro de 2016

"LAMPARINA"

Coimbra tem mais encanto,
na hora da despedida
para da lamparina mergulhar a torcida
de azeite um pote em cada canto.

 A juventude perdida,
por onde é que ela andará
quem parte mais não voltará
tudo acaba no fim da vida.

Nasci no Monte do Vale Burro,
em criança para os Vales fui recambiado
até aos 20 anos, com esperança no futuro
trabalhei no Monte do Pego do Alto.

Trabalhei no campo ao rigor,
enfrentando tempestades
sem carinho e sem amor
de quem partiu com saudades.

Quando era criança,
tanto eu chorei e sofri,
sem perder a esperança
na vida sempre venci!
(Edumanes)

5 comentários:

  1. Lembro-me das lamparinas que se usaram em casa de meus pais, umas davam luz, outras faiscavam na cara, porque as que faiscavam serviram para me dar a educação que falta hoje à maioria dos jovens! Aos 14 anos saltei do ninho para comer pão que o diabo amassou, mas aprendi que a arrogância a má educação, não cabiam onde passava a humildade!
    Te envio o meu humilde abraço. BOM S. MARTINHO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves ter sido um bom barrete!
      por isso as lamparinas te faiscaram
      elas eram alimentadas a azeite
      muitos rostos de tristeza iluminaram!

      Eliminar
  2. Bom S. Martinho e feliz fim de semana, meu amigo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Nesse aspecto eu fui um afortunado, até ir para a Marinha fiz vida de estudante com todas as mordomias!

    ResponderEliminar
  4. Nunca vi uma lamparina a não ser na igreja. Na minha época, e na minha zona, eram os candeeiros a petróleo
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar